Site em construção!

Desculpem o transtorno. Estamos repaginando este site para melhor atendê-lo.
De site

APL de Gemas e Joias



Apresentação do PDP (Plano de Desenvolvimento Preliminar) do APL de Gemas e Joias do Distrito Federal


O Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo de Gemas e Jóias do Distrito Federal é de fundamental importância no sentido de orientar a integração e a convergência de ações dos agentes que atuam neste cenário, colaborando para a formalização de novas parcerias; visando a otimização de
recursos; a potencialização dos esforços; o compartilhamento de objetivos comuns e a consolidação do processo de cooperação e interação dos atores.
As ações incluídas neste Plano de Desenvolvimento foram elaboradas e validadas pelos atores da Governança do APL. O objetivo principal é aumentara competitividade e a cooperação das empresas fabricantes e comercializadoras de Gemas e Jóias, focado na melhoria do processo produtivo, no aumento da participação do setor no mercado interno e na conquista do mercado externo.
A elaboração do Plano de Desenvolvimento Preliminar tomou por base o Manual Operacional (Modelo de Plano de Desenvolvimento) disponibilizado pelo Mdic e informações de diversas instituições, como por exemplo: o diagnóstico realizado pelo Sebrae/DF; Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (Mdic); Secretaria de Desenvolvimento Econômico/ GDF; Sebrae/DF; Abragem; Geor; (relatório de atividades do setor e outros).
O Arranjo Produtivo de Gemas e Jóias é formado por micros e pequenas empresas do Distrito Federal e entorno.
A caracterização dos modelos de Arranjos Produtivos Locais prevê a existência de uma concentração geográfica de empresas, fornecedores, prestadores de serviços, entidades associadas, competitivas e cooperadas entre si. Um arranjo caracteriza-se por ser um elo da cadeia de produção compartilhada e especializada, em que o grau de colaboração, de cooperação e de complementaridade entre os empreendimentos e outros agentes, como instituições de ensino, pesquisa e fomento. É isso que diferencia um APL das aglomerações empresariais.
Embora os APLs e os Pólos adotem concepções e sigam trajetórias distintas, representam importantes eixos de desenvolvimento regional. Ambos necessitam de apoio institucional para assegurar a promoção da sua
competitividade e sustentabilidade.
As relações de governança do APL exercem importante papel no processo de sensibilização, coordenação e cooperação entre unidades participantes do mesmo processo produtivo ou de uma cadeia produtiva.


Para ter acesso ao PDP (Plano de Desenvolvimento Preliminar) clique aqui.